Milhares de empresas brasileiras já entenderam a importância do Marketing Digital. Aqui na Belight Comunicação são dezenas de clientes que estão investindo recursos na internet e colhendo bons frutos desse investimento, gastando menos que nos métodos tradicionais.
Desde a pandemia em 2020 as vendas pelo meio digital aumentaram em mais de 75%. Empresas do mundo inteiro investiram tempo e recurso para entrar no marketing digital e aumentaram muito seu faturamento.
Mas ainda é uma área que gera muitas duvidas, como:
Como fazer o site da minha empresa ser encontrado pelos clientes?
Por onde devo começar?
Em que devo investir?
Vou responder a todos esses questionamentos apresentando a você 5 dicas de Marketing Digital para aumentar as vendas online. Confira!
5 Dicas de Marketing Digital para aumentar as vendas
1. Seja facilmente encontrado
Ter um site é importante? Muito. Mas é suficiente? Não.
De nada vai adiantar se os seus clientes não conseguirem encontrá-lo.
Para que eles te localizem, você precisa investir em conteúdo e conseguir um bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa — com destaque para o Google, é claro.
Estar na primeira página do Google é deixar a sua empresa sempre em evidência. Afinal, quando o usuário pesquisa algo, ele quer uma resposta rápida. Raramente vai ficar navegando por várias páginas para encontrar o que procura.
Pense nas suas pesquisas pela Internet. Você provavelmente começa acessando os sites que aparecem na primeira página, certo? E como eles conseguem aparecer ali?
Além do Marketing de Conteúdo, as empresas utilizam técnicas para otimizar os sites e aumentar as chances de subir no ranking do Google:
- Produzem conteúdos — geralmente em um blog — com palavras-chave que sejam relevantes para o público-alvo; utilizam técnicas de SEO; melhoram a velocidade de carregamento das páginas… Tudo isso faz diferença.
- Ter um site relevante para o Google ajuda até mesmo na hora de pagar mais barato pelo CPC (Custo por Clique) dos seus anúncios, assunto que abordarei na sequência.
- Google Meu Negócio – Outra ferramenta bem importante é o Google Meu Negócio. Nela você pode cadastrar gratuitamente o endereço da sua empresa com telefone, site, horário de funcionamento e avaliações de outros clientes (fundamental!). Assim, quando alguém pesquisar por empresas dentro de uma localização específica (por exemplo: “Empresa de produtos naturais em Curitiba”), seu negócio terá maior probabilidade de ser encontrado.
2. Conheça bem o seu Perfil Ideal de Cliente
Se você quer aumentar as vendas online, antes de começar qualquer estratégia de Marketing, o passo número um é criar a sua persona.
Afinal, do que adianta gastar tempo e dinheiro produzindo conteúdo e anúncios se eles forem direcionados para as pessoas erradas?
Vá além de saber apenas o gênero, idade e classe social do seu público. Descubra quais são as suas dores, necessidades, desejos, conquistas, frustrações, sonhos, ídolos, hobbies…
Quanto mais informações você tiver sobre a persona, tenha certeza: sua estratégia terá muito mais chances de sucesso.
Esse pode ser um trabalho bem técnico, então não se preocupe, que a equipe da Belight Comunicação faz um estudo profundo para entender seu público e entregar o melhor resultado com o menor custo.
3. Qual conteúdo você é capaz de oferecer?
Falei sobre a importância do conteúdo ali no primeiro tópico, né? É porque não tem jeito: você pode pesquisar as melhores dicas de Marketing Digital em trezentos lugares, e em todos eles o Marketing de Conteúdo será citado.
O tráfego orgânico — que por sinal é um ponto forte aqui da Orgânica — é fundamental para quem quer aumentar as vendas online. Consiste basicamente em trazer o seu público até o seu site, sem precisar pagar por isso. Funciona como um ativo da empresa para ficar nas primeiras posições do Google, sempre em evidência, sempre próximo.
E como conseguir? Entregando conteúdo que gere valor, que seja realmente relevante e que faça o seu cliente pensar: “Opa, esse pessoal sabe do que está falando”.
Por exemplo, você tem uma loja virtual de roupas? Pode ser interessante montar um blog e escrever artigos sobre dicas de moda, o look ideal para cada evento, apresentar as tendências para o ano…
A partir do momento em que você consegue fazer o cliente vir até a loja, você gera um lead e cria relacionamento, e aí fica muito mais fácil convencê-lo a comprar. É assim que funciona o funil de vendas e o Inbound Marketing.
Mas lembre-se: primeiro você precisa definir bem a sua persona, para depois pensar em assuntos que sejam relevantes para cada etapa da jornada do consumidor.
4. Otimize suas campanhas
Acompanhando as métricas obtidas com o tráfego orgânico, você consegue informações importantes como, por exemplo, qual tipo de conteúdo o seu público gasta mais tempo lendo, os produtos mais clicados, quais são as páginas mais visitadas e as palavras-chave que mais geram engajamento.
A partir daí, você pode usar o tráfego pago (os famosos anúncios) para acelerar as conversões, aumentar as vendas online e fidelizar o interesse da persona. Isso porque você terá em mãos uma segmentação muito precisa.
Conseguirá separar o seu público por gênero, idade, localização, interesses, canais e dispositivos mais usados, antes de começar a rodar o anúncio.
É por isso que o Marketing Digital é tão eficaz. Afinal, qual publicidade offline permitiria esse tipo de segmentação?
E mais uma vez: entendeu a importância de conhecer a sua persona? Sem isso, são grandes as chances de perder dinheiro.
Vale lembrar que o Google Ads não é o único lugar em que você pode anunciar. Também é possível fazer anúncios no Facebook e no Instagram, por exemplo.
5. Vá além das redes sociais
Dentro do Marketing Digital, as redes sociais são os canais mais populares. Afinal, quem é que não tem hoje um perfil no Facebook, Instagram, Twitter ou YouTube?
Dados do próprio Instagram revelam que mais de 1 bilhão de contas usam a rede social por mês em todo o mundo. Além disso, 90% dos usuários seguem pelo menos uma empresa por lá.
São números realmente impressionantes, e as mídias sociais devem, sim, fazer parte da sua estratégia de Inbound Marketing. Porém, elas não podem ser os únicos canais para quem deseja aumentar as vendas online.
Lembre-se de que o Inbound consiste em atrair o público e manter um relacionamento constante, por meio do Marketing de Conteúdo e de canais variados, que devem ser usados em cada etapa do funil de vendas.
Por isso, aqui vão algumas técnicas do Inbound Marketing que você pode utilizar em parceria com o seu posicionamento nas redes sociais:
- Site;
- E-mail marketing;
- SEO;
- Landing Page;
- Blog;
- Newsletter;
- Entre outros.
Conclusão
Depois de ter conhecido essas 5 dicas de Marketing Digital para aumentar as vendas online, podemos resumir o conteúdo da seguinte forma:
- Conheça muito bem a sua persona;
- Invista em conteúdo bem-feito, para gerar tráfego orgânico e aumentar a sua autoridade na Internet;
- Com as métricas obtidas com o tráfego orgânico, invista em anúncios bem segmentados;
Use as técnicas do Inbound Marketing para atrair e fidelizar clientes; - Redes sociais são importantes, mas não suficientes para uma boa estratégia de Marketing Digital.
Bem… espero que essas dicas tenham sido realmente úteis para a estratégia do seu negócio. Aproveite para assinar o nosso blog no formulário ao final desta página. Assim, você não perderá as outras dicas de Marketing Digital da Orgânica!
Somos uma agência de Comunicação e Marketing com anos de experiência e uma equipe especializada em todas as técnicas mencionadas aqui — como SEO, Marketing de Conteúdo, criação de sites e landing pages, e-mail marketing, tráfego orgânico e redes sociais.
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